Quantas vezes você não julgou estar na pior situação imaginável. Sua cruz era a mais pesada, as provações e os obstáculos eram demasiado grandes, sempre não é? Isto acontece por apenas uma razão, não vemos o outro lado da moeda!Ponha-se na posição oposta e enxergue os prós e contras que os levaram a agir desta maneira. Então vai começar a perceber o quão difícil é para eles também, sua batalha não é nem tão grande, nem tão pequena, se ela existe é por que acreditam na tua capacidade de triunfar plenamente sobre.
Não vou dizer que será uma tarefa fácil, pelo contrario o maior desafio para nós seres imperfeitos é certamente os conceitos sobre o perdão e a compreensão, mas tente! Penso que ao sairmos de casa devemos estar sempre armados, (é, armados!) com o mais belo sorriso, olhar compreensivo, tranquilo e palavras doces. Pois, perceba, estes atos salvam vidas!
Quando fazemos o contrário é como uma faca de dois gumes, ambos saem feridos. Por isto se não tiver nada de bom, que acrescente bons frutos, não diga nada! O mundo esta lotado de candidatos a ignorantes mesquinhos, não aumente esta porcentagem. Acredite no ser humano, ele tem salvação! E até que te (me) provem o contrário, prometa que teremos esta convicção.
Pode parecer que a cada artigo dou uma lição de moral ao leitor, não deixa de ser. Mas saiba que estas mensagens são acima de tudo para mim. E cá entre nós de palavras fúteis e vazias nosso particular mundo esta repleto.
Perdoem-me, mas eu sigo apenas uma filosofia: “Aqui só existe o bem. Se me deseja o mal, eu te desejo o AMOR!” (Caio Fernando Abreu).
Fernanda Koziel LER TODO O ARTIGO...
Loucura e insanidade batem a minha porta, dia após dia vou esquecendo do real. Este mundo não me pertence, abdico de todo esse esgoto de falsidades, lamúrias e negatividades por um bom sonho. Quando se chega ao estágio de loucura não se pensa nem entende mais. Esse sentimento te corrói, te destrói, no mais puro sentido da palavra, acaba com sua existência...E então me perguntas, o que fazer? Ah, meu caro! Se soubesse a resposta a diria aos quatro ventos. Sairia gritando como um fanático religioso quando prega a palavra. Mas não sei, nada sei; a dura casca da ignorância ainda me envolve. Tento entender e refletir sobre tudo e acabo no nada, quando penso encontrar a solução, ela escapa por entre meus dedos como areia fina de uma ampulheta parada no tempo.
As lembranças invadem mente e corpo; nada faz sentido. O que é a verdade afinal? Não, ela não existe!
A verdade só cabe a ti decidir, por mais que procures respostas em cada face, nada vais achar do que mais dúvidas e anseios. A face que te falta ver não existi, é para ti algo que tu imaginas especial. Pode ser uma pequena flor a desabrochar ou mesmo uma lagrima rolando insistente. Não importa, por que é ela que dará sentido a esta resposta que insistentemente tu vais atrás.
A força que rege tudo, rege a ti e o move para frente; mesmo que lhe falte a coragem necessária para vê-la. E, do teu amago ela surgira, quanto tu menos esperar jorrará do teu ser pequenas partículas desta mágica substância e assim tu esquecerá de buscar as respostas e perceberá que na verdade a resposta já estava lá só que tu não a via.
Fernanda Koziel LER TODO O ARTIGO...
Não ontem, não amanhã, mas sim agora! Desatentos, andamos, sem perceber para onde. Muitas vezes queremos desistir de tudo, e não duvide que no momento, realmente desistimos. Sonhar nunca é demais, vá em frente com seus sonhos, mesmo cambaleando de dúvidas, mesmo que digam que nada vale a pena. Siga! O mundo é um eterno mistério. Por vezes, pequenos fragmentos de milagres acontecem nos nossos dias e ficamos indiferentes ao fato. Ansiamos por verdades, por lógicas universais, quando a verdade encontra-se dentro de nós. Qual o teu propósito? O que quer fazer, ir em frente ou voltar? A decisão é sua! Ninguém pode entrar e te manipular, esqueça esta bobagem de que tua vida já está escrita. Temos algo muito grandioso planejado, mas não esqueça que você é mutável e a qualquer momento seu castelo pode ruir e terá que começar do zero novamente. E o que faria, desistiria de tudo?
Pegue a primeira pedra que um dia você ignorou e mandou para longe e faça dela o seu alicerce, faça dela a base para o castelo dos seus sonhos, sem medo! Nossa vida é formada por vários rostos e lembranças, devemos a cada ser que nos dirigiu a palavra um dia, nossa gratidão. Graças aos nossos defeitos e ao “mal”, somos hoje esta grande mistura de sabores e doces lembranças. Somos feitos de fases, temos etapas indispensáveis a nossa evolução, não queira pular elas. No final você terá que passar por elas de novo e de novo...
A verdade só cabe a você decidir, por mais que procure respostas em cada face, nada vai achar do que mais dúvidas e anseios. Não procure ver o que não lhe cabe, por que às vezes isso pode estar escondido em uma pequena flor a desabrochar ou mesmo uma lágrima rolando insistentemente. Não importa! Apenas tenha coragem de levantar a cabeça sem levar em conta o amanhã, a vida não está errada, nem condena e muito menos tem medo de você. Vê se ousa e caia na folia com muita alegria de viver!
E de uma vez por todas começa a prestar atenção nas entrelinhas da mensagem. “Que Deus só manda ajuda a quem se ferra, e quando o guarda-chuva emperra certamente vai chover. Se joga na primeira ousadia, que tá pra nascer o dia do futuro que te adora. E bota o microfone na lapela, olha pra vida e diz pra ela... Eu quero ser feliz agora!” (Oswaldo Montenegro).
Fernanda Koziel LER TODO O ARTIGO...
Aqui neste lugar
Aprendi a aprender a ensinar
Por que quando se deixa de aprender
Deixa-se de ensinar
Viva ensinando
Ensina a vida
A simplesmente viver
Fernanda Koziel
LER TODO O ARTIGO...
Quero mostrar os sorrisos escondidos por detrás de toda esta melancolia.
Pelas vazias salas e quartos, passam-se a todo o momento pessoas...
Jazem sem alma, nenhuma centelha de vida.
Descontidas, descurtidas
Último lamento que deixam...
Enterrados, soterrados
Nas paredes brancas e encardidas
Da loucura sobre vida
Fernanda Koziel
LER TODO O ARTIGO...
A liberdade é algo fugaz
Lentamente esvai-se entre os dedos
Melancólica, docemente fria
Ó liberdade minha! Cadê tu?
Eu que te espero a todo instante
Venha e vamos adiante!
Venha e vamos avante!
Constante; constante...
Fernanda Koziel
LER TODO O ARTIGO...
De nada adianta fazeres algo sem amor
Se tu o fazes no vácuo deleite
Esqueceste constantemente o vício;
O curou!
Vicia-te deste louco amor
Vicia-te nesta doce noite de vícios viciantes
Alimenta a minh’alma triste e cabisbaixa
LER TODO O ARTIGO...
Sentada na relva, vejo
Uma menina a brincar
Sorridente cheia de graça
Linda menina, doce sonhar
Tinha os olhos brilhantes
Um sorriso encantador
Vestida dos pés a cabeça
De humildade e esplendor
O cheiro cativante das flores
O som tranquilizante das águas
A beleza inigualável do céu anil
Coincidentemente lembravam... Ela
Da escuridão a luz
Do medo a vitoria
Do temor a paz
Do ódio ao amor
Da mentira a verdade era... Ela
Entender para que o porquê?
Mistérios são segredos
Guardados pelo tempo
Para o tempo
E ela o era
O mistério do tempo
O anjo caído
O segredo perfeito
Olhar, pensar e sonhar
Tempo...
Contentamento desfeito
Sonho...
Realidade perfeita
E o medo reflexo da dor...
Do amor
Assim cresceras e;
Poderás, deveras, serás;
A princesa dos vales;
A menina dos olhos;
A mulher dos olhos;
O anjo do amor.
Fernanda Koziel
LER TODO O ARTIGO...
Sei e mais uma vez direi; não sou a pessoa que merece te dizer isto, mas ao menos quero tentar. Menina, não brinco quando digo que és especial, de verdade, você é!Dificilmente encontraremos alguém assim, pura, meiga doce, sincera e linda. Sim, por mais que você recuse isto, você é linda! De ambos os lados, tanto interiormente, quanto exteriormente. Mas principalmente seu interior, não tem idéia do quão bonito ele é. Se pudesse ver ao menos um terço, ficaria cega, pois, é radiantemente iluminado.
Não esqueça jamais; sua luz, cura, toca e abençoa. Talvez não acredite em tudo o que eu te disse, mas acredite é verdade. E não tenho o porquê de segurar mais isto: EU TE AMO!
Quero desejar o melhor para você, que de hoje em diante tudo o que alcançou neste tempo retorne e multiplique. Nem sempre podemos mostrar em grandes gestos o quanto nossos sentimentos são verdadeiros, mas sim, em pequeninos. E é neles que devemos nos fundamentar. Para que tu desabroches em uma magnífica rosa bela e perfumada.
Á você, com amor... LER TODO O ARTIGO...
Viver não é simplesmente o palpitar do coração, é ver que com os olhos da alma, maravilhas se criam e transformam. Um ser que era somente amador vira o mais sábio e supremo, do que aquele que se dizia o mesmo e era um egocêntrico sem alma. A humildade geralmente se instala e cultiva nos corações daqueles sofredores que escondem o sofrimento para que a alegria do outro continue reinando.Humilde é aquele que morre por dentro mesmo sabendo que ajudando o próximo ninguém o levantará.
Covarde é aquele que enxerga o medo e finge que ele não existe.
Inteligência não se tem se cultiva e se prova.
O futuro é resguardado por coisas impossíveis, caracterizada pela realidade dos fatos.
Ser solitário é fechar-se numa ostra e não deixar que ninguém penetre nela, pois, a solidão, só acontece àqueles que nela se fecham, enquanto que a maioria se diz aberta a novas situações é na verdade o dono da ostra.
Realmente não é necessário ninguém para viver, mas é necessário que você viva! Diga-me e você não é ninguém?
Seja sábio, seja dono do seu próprio nariz, antes que alguém, tome conta dele. É mais fácil julgar a maioria do que a si mesmo, então julgue a si mesmo e descarte a maioria, e acima de tudo ame-se! Ache-se lindo, um ser perfeito, embora cheio de defeitos você é único e especial. Lembre-se há sempre alguém que cuida de você e o ama infinitamente; faça hoje o que já devia ter feito ha séculos, sorria para ele e diga: Obrigado por ser quem eu sou, obrigado por eu ser eu!
Que novos caminhos sejam abertos mesmo sabendo que o pôr do sol esta caindo!
Fernanda Koziel LER TODO O ARTIGO...
Durante anos buscamos a chave para a resolução de todos os nossos problemas, mas esquecemos que esta chave, cujo amaldiçoamos dia-a-dia, é algo que habita dentro de nós mesmos.As situações cotidianas muitas vezes nos decepcionam, amarguram e nos despedaçam por inteiros. Pergunto então, você não vai abrir a porta meu caro amigo? Vai deixá-la fechada para todo o sempre ou vai abri-la e ver maravilhas?Deus nos deu a chave, o grande problema esta em encontrá-la no meio das provações e tribulações que cercam nossas vidas. Procurá-la requer apenas uma coisinha básica: vontade!
Só que, mediante ao tumulto e as trevas dos seres humanos, esquecemos das várias outras chaves que também temos; os amigos e familiares. São as benditas chaves que abrem um universo de possibilidades que Deus nos proporciona.
Anjos habitam nos grandes seres humanos que possuem notáveis qualidades como: amor, perdão, esperança e justiça. Mas também entre os declives como: sacrifício, sofrimento e até a morte. Entre tantos tu podes ser um destes anjos alados que constantemente procura a chave; que esta nada mais, nada menos, que em ti mesmo!
Fernanda Koziel LER TODO O ARTIGO...
Já dizia o notável poeta inglês, John Donne (1572-1631): somos todos iguais, feitos de uma mesma partícula, mas, diferentes no todo. Embora sejamos mais de 7 bilhões de seres pensantes, não posso deixar de pensar que somos um…Já parou para pensar em cada pessoa que passa/ou por sua vida? Cada face, o brilho no olhar, o sorriso escondido, a malícia escancarada, a falsidade dolente… Tantas as facetas que se prostram diante de nós; mas nenhuma em vão, elas vêem e vão, mas deixam uma essência única: o caráter inabalável, a força que não se esvai e a presença inapagável.
Sem dúvida, que um momento só, é revigorante, mas apenas, um instante. Se for além, o desespero toma conta, surge o desejo insaciável de ver alguém, comunicar-se, tocar, sentir esse mágico momento em que duas almas se encontram, e trocam experiências mútuas, como se fossem labaredas de uma luz inimaginável saindo de ambos: a luz do amor. Esse amor, que muitos julgam extinto, esta solidariedade rara e bela, atos naturais e sadios.
Não vou dizer que seres humanos sejam perfeitos: Temos muito o que aprender juntos, para isto aqui estamos. Não sabemos de muita coisa: Se vamos morrer amanhã ou viver muito tempo. Um dia sorrimos, no outro choramos; por vezes, nos levantamos mais fortes, ainda sangramos por dentro e nos levantamos novamente. No sofre e levanta da vida, adquirimos a experiência, dita sabedoria.
O que realmente importa é a esperança dentro de nossos corações. Vamos buscando alegria, felicidade e o pão de cada dia. Só queremos uma vida mais linda , pois somos do bem e este necessita ser a maioria.
Dependemos uns dos outros para a evolução. Lembramos, porém, com saudade daqueles íntimos que não estão mais presentes. Percebemos, assim, nossa impotência, mas já é tarde. Dizemos que chegamos ao fim, mas por que? O fim é o começo de tudo. Ganhamos…perdemos; perdemos… ganhamos; assim caminha o grande ciclo da vida com perdas e ganhos.
E ainda que insistamos em não precisar de ninguém, basta olharmos para o passado e vermos a verdade. Aquela guardadinha, empoeirada no fim do baú, que nos traz à memória as únicas coisas que nos vão sobrar no final: Os momentos e as lembranças inesquecíveis. Ver, de “algum lugar”, a vida com gosto de ter doado um pedaço pequeno d’ alma instalado em cada face que tomou na caminhada, e dizer como eu sou feliz por ter passado uma “multidão” na minha vida.
Fernanda Koziel LER TODO O ARTIGO...
Por que deve haver um motivo para tudo? Chego a singela conclusão de que vivemos para o motivo.Por que motivo nascemos, estudamos, crescemos e morremos? Acredito que quem nos criou nunca quis que descobríssemos os motivos.Pare e pense; você vive, nesse meio tempo acontecem tribulações e coisas inesperadas, daquelas que te trazem, supostamente, a ruína. Então, precisa descobrir o por que daquilo ter acontecido, busca incessantemente as respostas para tudo.Ao nascer vai a creche para os primeiros passos, depois vai “evoluindo”, sempre estudando e buscando razões, razões estas impostas pela sociedade por que a mesma acredita serem as corretas. Depois os anos passam com a obrigação do aprendizado, e você acreditando que aquele é o caminho certo e que de certa forma já sabe demasiadamente das coisas. Chega o período de decisão, mais uma vez deve-se optar, continuara como manda a sociedade ou se exilará?Acaba escolhendo seguir o modelo imposto e entra em uma universidade, para supostamente aprender o avançado. E é claro, esquecendo que nem o básico sabe. Afinal não sabe qual é o seu motivo existencial, e acredita que lá ira encontrar!
No dia da formatura do curso escolhido pega o diploma triunfante, achando-se o maioral, não demoram poucas semanas e percebe que no final de tudo ainda é uma casca vazia, não aprendeu absolutamente nada! Como sua vida não tem estrutura nenhuma e a solidão o acerca, procura novamente o saber, lendo livros compulsivamente, buscando no passado a chave para o futuro. Querendo que alguém de uma certa forma o explique, mostre o por que? Aliás, por que do que?
E assim vai indo até o final da curta existência, a busca do motivo final…
Ai, eu pergunto. E se não houver este motivo? Se não “quiserem” que saibamos de muitas coisas. Observe, às vezes nos brotam ideias, estranhas, nunca vistas e aos olhos dos ditos normais, loucas. Martelamos elas o dia inteiro, querendo descobrir de onde vieram, por que estamos pensando nisto, que raios eu posso fazer por elas, e se não tomar cuidado, piramos geral!
E o engraçado é que de uma hora para outra estas ideias somem é,(puf) desaparecem sem deixar vestígios como se passassem uma borracha mental. E você, ser humano, volta a viver normalmente sua vidinha, como se de uma hora para outra começasse a interpretar seu papel. Já tive suposições, de que nos dão um roteiro e assim o seguimos, já tive muitas outras ideias fantásticas de arregalar os olhos que me são tiradas em um piscar. Eis algumas delas:
- Por que nós achamos que somos donos da pessoa amada? Ninguém é dono de ninguém, por que raios acreditamos que aquela pessoa não pode se envolver com outra. A resposta seriam os sentimentos? Amar é algo mesquinho? Isso não é amor, então o que é amor? Há cerca de vinte respostas que tenho para isto, mas descrevê-las é cansativo.
- Quanto mais se aprende mais ignorante se fica. A sede pelo conhecimento é insaciável, nunca iremos conseguir deter esta vontade, mas para mim ela não é uma coisa boa, pois como já descrevi ela leva a estados de êxtase. Quero e tenho que descobrir tudo! Tudo o que?
- Não acredito em nenhuma religião. Todas têm verdades e mentiras e muitas coisas boas. Cada uma é berço de mentes que um dia, assim como eu, estão tentando trazer algo de bom. Penso que se todas as igrejas, doutrinas e teses se juntassem, sairiam coisas maravilhosas. Só na minha cabecinha de jiló não é? Infelizmente ou felizmente há muitas divergências, entrar em um acordo seria impossível, mas quem sabe um dia… Eu, basicamente, aproveito o que me convém, então era o que aconteceria se todas se juntassem. O que me faz pensar em outra ideia.
- Eu! Minha convicção, sou guiada exclusivamente por ela, e não negue todos somos. No fundo você defende sua opinião até a morte. Posso ler livros de autores renomados, tentar entender o porquê de ele pensar assim e concordar vez ou outra sobre um assunto, mas nunca o aceitarei por completo afinal a minha visão é a melhor visão! Naquele momento ou situação tal ação é o melhor a fazer para mim. Pronto acabou, por isto somos únicos e achamos que ninguém esta conosco, a solidão é o mal do séc. XXI, bobagem! A solidão é um mal do universo, o ser humano é individualista, aceite isto! E o vejo por simples ações cotidianas:Ao sentar em um ônibus lotado e pouco depois entrar um senhor (a) idoso (a) qual será sua reação? Depende, uns fingiram dormir, outros ignoraram completamente e alguns se levantaram. O bom samaritano não levantou por ser santo e sim por que suas concepções o levaram, do contrário se martirizaria o resto do dia, e digo mais, inconscientemente o individuo esta rogando pragas ao idoso. O mesmo acontece ao lado oposto que ao não conseguir sentar despreza o individuo que não lhe cedeu lugar, esquecendo que o mesmo pode ser um operário que trabalhou mais de oito horas em pé, estando ao ponto da exaustão.
- Coloque-se no lugar do outro. Certamente se nos fizermos este simples atos, muitas tragédias deixariam de acontecer. A mãe que matou o filho, e vice e versa. Ambos têm suas razões e querendo ou não deve ser analisado o histórico de ambos. Não estou dizendo que o ato foi certo, até por que não existe certo e errado, existe a sua concepção, somente ela os determina, mas o fato é que se os dois se colocassem no lugar um do outro não haveria tal ato. Compreensão e perdão duas coisas distintas tão semelhantes entre si.
- Como não achamos maneira alguma de encontrar o “motivo”, tentamos mostrar aos outros os nossos motivos, como? Escrevendo, falando, pintando, bordando, cozinhando, agindo. Temos que mostrar que nossas concepções são as melhores, veja, é o que estou fazendo agora,te induzindo a pensar que todas as minhas ideias são as certas. É o que fazemos o tempo todo, pois somos individualistas, mas as suas ideias são diferentes das minhas, que são diferentes do seu José da padaria, que são completamente opostas a Marx… e assim segue o ciclo de imposições.
- Ah! Os milhões de mistérios da humanidade, se soubéssemos o porquê! Eu lhe digo, nossos neurônios queimariam com tanta informação. E vamos fazer o que a respeito? Nada. Vamos continuar vivendo, tendo ideias e as esquecendo, acreditando piamente em nos mesmos e por ai vai. Até que chegara um dia, na minha concepção, em que entenderemos o porquê de tudo. Mas até lá é melhor dar uma de ignorante e ir seguindo, escondendo certas coisas, afinal não são todos que irão lhe escutar e raros os que vão te entender.
(Baseado no meu conceito de vida. Se um individuo que passa fome todos os dias, não foi alfabetizado e é o tal “ignorante” da sociedade colocasse aqui sua concepção certamente sairiam coisas distintas. Retratamos a realidade que vivemos, o que nos é perceptível, o resto só nos agrada algumas raras vezes)
Fernanda Koziel LER TODO O ARTIGO...
Cá estou eu andando no escuro, as trevas condensadas querem me engolir, mas a felicidade é assim aparece nos momentos mais inoportunos. Quando se vê estamos rodeados de pequenas luzinhas.À minha frente meu caminho é iluminado por uma grande luz, uma mão caridosa está estendida em minha direção.Tenho medo desta escuridão, porém, a minha volta, brilham outras luzinhas; á estas se dá o nome de anjos. Ao meu lado existem outras duas chamas ardentes muito vívidas, espero eu poder contar com esse universo de mágicas luzes eternamente! Fernanda Koziel LER TODO O ARTIGO...
Agora não quero saber de mais nada. Cansei de viver procurando algo que não sei o que é... de ser ansiosa e querer pegar o primeiro trem... Cansei principalmente de me deixar em segundo plano, vou seguir conforme a música...
Fernanda Koziel
LER TODO O ARTIGO...
Então fica concluído que não sou mesmo deste planeta, era ou realidade, julgue o que for esta surrealidade ilusória no qual não me encaixo. Podem me achar egoísta e mesquinha ao extremo, mas a verdade só eu sei. Me preocupo demasiadamente com os outros, a ponto de colocar a felicidade deles a frente da minha.Sou melancólica, me desculpe mas essa é a minha natureza e querendo ou não tenho que aceita-la, do contrario sofro.Se eu disser que te amo, mesmo te conhecendo a poucas horas, não duvide, eu amo! Amo a tudo e a todos! Coisas que só este ser humano complexo tem, só essa menina/mulher é.
Se perguntares algo, tenha ciência de que responderei a verdade. Falsidade e mentiras são palavras fora do meu vocabulário. E mesmo sabendo que minha sinceridade irrita e afasta muitos, não preciso de demasias para viver.
Sou movida única e exclusivamente por amor, gestos carinhosos, palavras amigas, e todos os descendentes da paz e amor. Se não tiver nada de bom para me falar, por favor, não fale nada. Sei quando não faço algo certo, e tu além de minhas próprias virtudes, me jogaras pedras?
Ainda espero o dia em que viveremos em paz e harmonia, e embora minhas esperanças a cada dia se esvaiam, acreditarei e botarei fé no ser humano.
Que minhas lágrimas carregadas de sangue e suor árduo que depositei em cada ser, um dia transformem-se em um belo jardim. Para que assim eu possa cuida-los e rega-los dia após dia, sorrindo, cantando, dizendo “eu sou feliz”.
Fernanda Koziel LER TODO O ARTIGO...
A internet hoje é um veiculo que “distância e aproxima”; vivemos hoje em uma realidade paralela, tentamos ser o que não somos, brotamos para fora verdadeiros sentimentos que jamais revelaríamos a qualquer ser humano. Neste mundo onde temos nossas tribos, nos identificamos com nossos comuns, sabemos onde buscar e o que buscar. Tudo temos, vemos o que nos agrada e ponto. Poderíamos dizer que é uma vida perfeita para todos, agrada em consenso. Onde a celebridade somos nós mesmos, um curtir, retweet, tornam-se um diploma. Minutos ou segundos de fama, algo banal. Muitos depoimentos são sinais de popularidade e o que dirão os milhões de seguidores ou “amigos”? Por esta razão se diz algo essencial a todos. Aqueles que não se situam neste conceito, são simplesmente ignorados e rotulados. Não que isto não exista na “vida real”, mas é uma nova linguagem, estilo de vida, precisamos compartilhar qualquer coisa, há necessidade disto. Algo mecânico e triste, pois somos solitários sem perceber, pensamos estar perto quando nos distanciamos cada vez mais conversando com uma máquina. Com certeza, a era da tecnologia trouxe avanços simbólicos para a humanidade, mas sem sombra de dúvidas a deixou mimada e preguiçosa. Na antiguidade, mesmo com o surgimento da imprensa, eram poucos os indivíduos que tinham um livro, extremamente valorizado chegava a ser um dos mais valiosos artefatos da família. Hoje não, a facilidade com que se tem informação torna-se fútil, aquela velha história: Posso saber sobre este assunto quando eu quiser, não é necessário que eu o veja agora. Portanto não o vê nunca! Assim, dentro deste ciclo sociológico vicioso ficamos segmentados sobre o poderio que exercem em nossos cérebros inaptos. Perdemos a capacidade crítica, aceitamos de bom grado a desgraça e poluição visual que nos é imposta. Gostaria de pensar que o senso comum vai bem além do pão e circo, mas tal hipótese já foi descartada há tempos… A cultura brasileira é uma mescla ousada, porem não é bem aproveitada. Me pergunto como será o futuro que deixaremos a nossos descendentes com tais restos de indignação? Onde, musica para ser “boa” deve ter apenas um verso, ser de fácil memorização, falar sobre coisas supérfluas; imagino como estariam os grandes mestres pensadores, bravos guerreiros que lutaram pela liberdade de expressão, ouvindo tal afronta… Devemos sim ter a liberdade de opção, você escolhe o que lhe agrade, mas preste atenção no que isto te acrescentara como ser humano. O que realmente quer? Este seria apenas um aviso para um futuro próximo, onde uma boa prosa em um jantar entre amigos seria mera utopia, ouvindo/vendo conteúdos alienados com nossos olhos de robôs. Que tal dar uma pane no sistema e ver o que acontece, ou vai esperar que te reinstalem novamente?
Fernanda Koziel LER TODO O ARTIGO...
Pouco mais de trinta dias para o final do ano; alguns dizem - e olha só como passou rápido – outros falam - bem que poderia ter durado um pouco mais. Entretanto, já parou para pensar nas suas realizações e conquistas?Fez alguém chorar; ou negou, ajudou, perdoou e pediu perdão? Talvez nem se lembre mais de coisas, que julga desnecessárias, mas, pare para pensar alem.Recorde-se de pessoas que passaram por sua vida, as quais você nem prestou atenção, porque eram diferentes do status imposto por nossa sociedade leviana. Sim, as que seu preconceito “secreto” ignorou, não é preciso nem citá-las, você sabe quais.
Bom, então vou contar o que realmente se passa na cabeça delas, diante de algumas situações:
Se humilhadas e recebendo risadas irônicas, despencam de um abismo.
Se ignoradas, como se não existissem, lentamente desaparecem.
Se lhes lançam um olhar de desprezo, incriminador, congelam, de medo.
Se ouvem palavras destrutivas, seu coração é atravessado por um dos piores venenos.
Se pressentem um sentimento de dó, ficam com raiva de si mesmas.
Quantas vezes lágrimas não rolaram por suas faces cansadas, e por quê? Pois, acredita que todos tem que ser iguais, e com um agravante, iguais a VOCÊ!
A diversidade do nosso país é maravilhosa. Somos um caldeirão borbulhante de diferenças, um hibridismo mestiço, uma linda mistura. Para que nos tornarmos uniformidade, se somos um todo? Francamente, realmente te importam detalhes tão fúteis?
O fato é que, a esperança que cresce incessantemente nestas pessoas é inapagável. E você é diferente? Elas ainda tentam ver o mundo com bons olhos; esperam diariamente por uma palavra amiga, verdadeira. Sempre se olham no espelho procurando seu “eu”, que há muito foi perdido. A superação do ser é uma batalha sem fim.
E culpe-se mesmo, por que grande parte do que esta pessoa sofreu foi por você, por mim, por nós, por esta idéia absurda da perfeição, tão piegas e idiotizante.
Quanto tempo ainda temos? Dois mil e onze chegou ao fim, - Ah! Mas tem o próximo ano – será? Até quando e por quê guardar esse ódio e essa magoa? Por favor, está é uma suplica em nome de todos: olhe para si; sua composição orgânica, não é eterna, vai virar pó um dia, e o que sobrará, meu caro, minha cara. São os teus feitos, os sorrisos que fez brotar, o amor que deixou para a geração futura. Agora, o mal que você possa ter feito a estes batalhadores incansáveis, esse, só deixará marcas irremediáveis de um tempo de sofrimento e descaso.
Absorva essa lição intensamente “... só se vê bem com o coração; o essencial é invisível aos olhos. Os homens esqueceram essa verdade, mas tu não a deves esquecer...” (Antoine de Saint-Exupéry)
Fernanda Koziel LER TODO O ARTIGO...
Preciso de alguém;
Mas alguém que me entenda.
Alguém que ao me ver chorar, me acolha em seus braços
E ao me ver sorrir,sorria junto
Alguém que entenda meu modo de ser
Não critique, nem elogie.
Apenas admire
Alguém que me console,
Sem vergonha de dizer te amo
Alguém que me abrace ternamente
E nesse abraço faça-me sentir o mundo
Alguém que me beije sinceramente,
Por amor, não por prazer.
E se por via vier a fazê-lo,
Que ao menos seja carinhoso
Alguém doce e sutil
Que entenda uma rosa somente ao toca-la
Alguém que esqueça dos olhos do corpo
E veja com os da alma
Alguém que me veja como uma mulher
Mas a mulher mais doce, sensível e pura
E que no seu toque eu possa sentir
A pureza do amor
Que nos seus braços eu possa viver
Um eterno amor
Fernanda Koziel
LER TODO O ARTIGO...
As vezes quando acordo...me pergunto...porque...Porque tenho que acordar...Porque quero estar dentro de um mundo que não seja este antes de despertar...Talvez a realidade seja real demais para mim... Talvez eu queira uma vida onde tudo seja abstrato, sem sentido, mutável...Será que a realidade é a base de nossos sonhos...talvez...Que um fato real desencadeia mutações em meus sonhos, não sei...Mas e meus sonhos que desencadeiam o fato que da sentido a minha vida...Que minha vida sempre foi perseguir fatos, situações ou pessoas com quem sonhei...
Sim, talvez eu seja um insano...Uma aberração talvez...
Mas tudo aqui é errado... Não sei dizer ao certo...
Às vezes olho em volta, vejo pessoas que não conseguem sentir o que sinto, não vêem o que vejo...Não pensam como penso...
A simplicidade se perdeu da razão humana e todos pensam e agem como criaturas sem amor...individualistas sem duvida....sem qualquer senso de compaixão...
Mas me pergunto...porque sou afetado por isso...talvez por cada pagina virada em minha vida...paginas que trouxeram dor...medo....insegurança...
Me olho no espelho e vejo que me tranquei dentro de mim... Não vejo mais lindas mulheres ou grandes amigos, vejo a realidade, vejo o que não posso acreditar mais....
Mas você pode me perguntar, como poder viver assim...
Mas ai a resposta se torna a pergunta...
E voltamos ao sonho...
Talvez eu ainda esteja aqui porque quero continuar sonhando....
Porque talvez sonho e realidade coexistem, e acredito que se um acabar....tudo acaba...
É por isso que continuo...
Você um dia mudou meus sonhos...se tornou parte deles...
E quando esses sonhos pareciam reais...
Acabaram...a realidade acabou com eles...
Mas de alguma forma indefinida você mudou algo em mim...
Você reapareceu em meus sonhos....mas de uma forma diferente....
Você é especial menina...acredite nisso...
Você é a prova que anjos podem existir....seu sofrer sempre foi meu maior pesar...
A pior fase de minha vida foi quando em angustia você vivia, e eu por perto não podia estar...
Para meu ombro te dar... Tuas lagrimas secar... e talvez tuas feridas curar...
Não sei...
Você traz a essa alma moribunda o motivo de continuar acreditando...
Que talvez as pessoas sejam como você...escondidas atrás da dor...
Anjos cobertos em sombras...
Wendel Rabelo LER TODO O ARTIGO...
Queria, muito, rever meus hábitos e mudar completamente. Mas tal mudança não se dá de um dia para o outro, como esquecer o passado e deixar as águas deste rio se renovarem novamente, novamente e novamente?Tem alguns agravantes na situação, o primeiro deles é que: os sentimentos que afloram dentro deste corpo são intensos, se amo; amo, se me magôo é para sempre...E o que teriam os outros indivíduos a ver com isto? Meu egoísmo escandaloso é capaz de derrubar famílias inteiras, não de propósito é claro. Mas minha boca não cala, diz tudo. Não sou um livro a ser descoberto, sou um mega fone ambulante, grito aos quatro ventos o que me vêem a mente, e o medo das conseqüências me corrói.
Perco amizades e pessoas especiais, simplesmente fácil. Estou começando a aprender que tenho que aprender a viver sozinha, mesmo que as seqüelas e marcas antigas teimem em doer.
Minha existência causa demasiados problemas a quem cativo. Não tenho certeza se deveria estar aqui, trazendo esse egoísmo. Eu, eu, eu, minha vida é a pior, meus problemas são os piores, minhas convicções são as certas. E o que raios você tem a ver com isso?
É idiotice o que vou dizer agora, mas a dura realidade. Vou novamente fugir de tudo! Meu destino é ser sozinha. Algumas pessoas já agüentaram o suficiente minhas lamurias, e eu sei que não vou parar, vou continuar buscando alguém que diga: Eu estou com você, pare de se forçar, para de agir sozinha. Chore, chore tudo o que você tem acumulado, eu estou aqui! E esse alguém, NUNCA aparecerá, já me convenci disto.
Contos de fadas, ah são tão lindos! A heroína da história, com qualidades marcantes e cativantes, passa por todos os tipos de adversidades e no final tem seus desejos realizados, triunfante, que ilusão! Sonhos me trazem o raio de esperança e ao mesmo tempo voltam-me a realidade. Essa existência é o pilar que segura muitos, me pergunto ironicamente todos os dias, quem me segura? Ah, verdade, estão vendo, o egoísmo novamente!
Por esta razão que devo me isolar. Ninguém deve me agüentar a não ser eu!
Vou caminhar lentamente, continuar dando sorrisos, que mesmo não verdadeiros, tranqüilizam os seres humanos. Andar com minhas próprias pernas, caindo e levantando, mesmo que por vezes eu pare, derrame lagrimas e prossiga. Mesmo que o chão onde eu pise esteja cheio de espinhos e a escuridão lá atrás, prestes a me devorar. Sim, eu seguirei sozinha...
O paradoxo, inexplicável, eu sou meu carma, meu destino. Nada posso fazer quanto a isso. A esperança se foi, o pilar rachou, o egoísmo me engoliu, tudo o que sobrou foi a fé. Espero que esta não me abandone agora, do contrario o pilar vai cair, me pergunto então, o que vocês farão? Sentiriam falta desta egoísta? LER TODO O ARTIGO...
Certa vez eu fui embora daqui...
Pensei que nunca mais iria voltar...
Mas após algum tempo, algo acalmou em mim, acho que foi a dor...
E uma vez cheguei em casa, olhei em minha volta...
E sabe o que eu vi...
Nada, nada...
Ninguém me esperava...
Eu não tinha para quem ligar, em quem confiar....
E não tenho até hoje...
Mas, hoje tento ir a lugares, encontrar pessoas que talvez mudem isso em mim...
E hoje me contento com coisas parecidas com essa...
Por que sei...
O que nôs torna fortes é nossa vontade de querer renascer...
De amar com mais intensidade do que antes...
De encontrar alguém que saiba amar da mesma forma que amamos...
E encontrar alguém que jamais quebre promessas feitas...
Wendel Rabelo LER TODO O ARTIGO...
Pessoas felizes são aquelas que:Não se importam com o modelo do carro e sim pelo fato que é um carro...Não se importam com marca da roupa e sim como essa roupa vai marcar alguém...Não se importam onde fica a praia e sim que irão à praia...Não se importam com o que as pessoas serão e sim pelo que são...Tentam descrever em palavras ternas coisas que as fizeram sofrer e não com correções diretas, sem reflexão ou sentimento...São aquelas que aprendem com a dor...e conseguem sorrir verdadeiramente depois...
Que superam tudo com ternura e determinação...sem frieza ou desdém...
Que não destroem sua própria personalidade, por nada, nem ninguém...
Que sempre se tornam melhor...mesmo se as fizerem o pior...
E finalmente...
Pessoas felizes são aquelas que queremos estar perto...
Sempre...de preferencia, quando acordamos, quando sonhamos, quando choramos, quando sorrimos, quando qualquer coisa...
Wendel Rabelo LER TODO O ARTIGO...
PARA OS JORNALISTAS DA MINHA VIDA:
A vida certamente é irônica. Há quase um ano e meio, jovens de diferentes idades, classes, pensamentos e ideias, começaram sua jornada no fabuloso mundo adulto, ao menos era o que pensavam.
A maioria deles buscou o curso de Jornalismo em busca de sonhos e realizações, os típicos idealistas. Embora diferentes em personalidade e caráter, cada um tinha seu trunfo. Com o passar do tempo, alguns (muitos) se separam da tão prometida turma. Perceberão suas vocações e foram em busca. Outros sentiram o peso do amadurecimento e tiveram de seguir adiante em diferentes situações.
Hoje olhamos para trás e percebemos o quanto evoluímos, não só profissionalmente, evoluímos como humanos. Aos poucos, sem querermos, a vida nos arrasta, e não importa se estamos preparados, ela simplesmente não para, o que você era ontem, já passou. É como uma fotografia, um instante irreparável (aulas do tio Fer).
Não sabemos o futuro, mas seguiremos remando neste barco, até o fim. Separações se farão presentes a todo instante. Peguemos então aquele baú onde guardamos com pesar coisinhas indispensáveis como a coragem, determinação, superação... E a saudade? Ah, essa guardamos em lugares reservados, especiais.
É perceptível que somos muito diferentes, em cada cabeça uma história. Entretanto, isto nos torna únicos. Diferentes gostos, sabores, aromas, uma deliciosa receita, a poesia imperfeita. Podemos não ser os mais unidos, mas com certeza “mudaremos o mundo”! A classe de mentes brilhantes e inconstantes (risos). E, lá na frente vamos agradecer por termos tido a oportunidade de estarmos um dia juntos, ambos, professores e alunos.
Lembrem-se, a vida é como um trem bala, por isto vamos valorizar cada oportunidade. Mesmo as aulas chatas, horas de tortura, risadas, indignação e tristeza. Valorizar acima de tudo por termos a chance de fazermos uma faculdade.
EU ACREDITO QUE ESTA TURMA FARÁ HISTORIA, A MINHA HISTÓRIA!
#momento nostalgia mode on T.T LER TODO O ARTIGO...
Egoísta como sempre fui, nunca dei valor à família, talvez pelo fato de tamanhas decepções. Porém no tempo que compartilhei com vocês, esta ideia absurda se esvaiu de minha mente, pois, apesar dos pesares, a união que os cercava era digna de admiração.
Família: Grupo humano de serviço recíproco.
Então na impulsividade do meu ato não medi consequências, fui vitima de minhas ações, mas o ser humano é assim, vê uma brecha para fugir e o faz instantaneamente.
Lamento muito ter descontado meu sofrimento... que garotinha egoísta e idiota fui, perdão. Enquanto mergulhava num marasmo infinito esqueci que não era o único ser vivo no universo.
Todos temos nossos fardos e provações, são necessários para a evolução. Agradeço diariamente o sofrimento, sem ele não seria metade do que sou.
Nada é em vão, o que tiver se ser será, e foi. Não cai a toa nos braços desta maravilhosa família, assim também é a razão de duas irmãs morarem lado a lado.
A união faz a força... Nenhum homem é uma ilha, quanto maior o isolamento pior sera.
Certamente perceberam que sou uma bebezona, dependo das pessoas à minha volta, sinto falta de sorrisos, olhares, abraços fraternos, "toques corporais" indispensáveis para a chama da vida. Ao menos penso que deveria ser assim, entretanto no século em que vivemos, a palavra amor foi banalizada de tal forma...
O amor entre homens e mulheres é lindo, indispensável, contudo a palavra amor vai além: amar é proteger, querer bem, sorrir por pior que seja a situação para não os fazer sofrer. Isto não me é problema, sou um livro aberto borbulhante de emoções e sentimentos ativos, não tenho medo de mostrar o que sinto a ninguem.
Quando quiser chorar, chore; gritar, grite; sorrir, sorria; abraçar, beijar, amar... não sejamos robôs desta deturpada sociedade. Liberdade não é exatamente solidão; é vida. Nos culpamos e exigimos demais, não precisamos ser os melhores, somos o que somos. Mudanças acontecem quando menos esperamos, por que simplesmente paramos de espera-las. Não se obriguem a viver, vivam a dádiva que é o presente, o futuro a Deus pertence!
Fernanda Koziel LER TODO O ARTIGO...
Acontecerá! É de certa forma estranho pensar assim, mas é a mais pura verdade... Perceba que aquilo que você menos desejou um dia aconteceu de repente, sem data nem hora marcada, simplesmente simples.
E você pergunta: mas por quê? Não é meio contraditório? Se formos ver a fundo é completamente contraditório, mas veja bem: Você deseja algo, fica 24hs pensando em realizar esse desejo, sua mente começa a ficar cheia desses pensamentos e mesmo, sem querer, pensamentos negativos perante o objeto desejado tomam conta...
Então, acontece o que? A negatividade torna-se prioridade, a vida não toma o rumo certo, você fica deprimido e mentalmente doente, agravando ainda mais a situação. Nossa! Está dizendo que nem pensar podemos? Na verdade não, o que deve ser feito é simplesmente relaxar, fazer como manda a canção: “Deixa a vida me levar” e pode acreditar que ela leva!
Bom, ótimo, resolveu meus problemas, vou sentar e esperar. Não é bem assim também, faço minhas as palavras de Mario Quintana, “o segredo é não cuidar das borboletas e sim cuidar do jardim para que elas venham até você.” Exemplificando; ame-se! Cuide um pouco dessa pessoa maravilhosa, dê a ela mais atenção e carinho, mas ame-a com todas as suas forças pois ela é tão especial e você não faz idéia!
Ah! Não esqueça nunca de pensar positivo! Esquece o estresse diário e coloca esse sorriso lindo em teu rosto; dá uma chance para o bom humor e acima de tudo não faça da sua vida um futuro distante. Sorria hoje, ame agora e viva sempre.
Depois com toda a certeza posso te dizer que: “você vai achar não quem estava procurando, mas quem estava procurando por você!”
Fernanda Koziel Batina LER TODO O ARTIGO...
Como seria ótimo se nós fossemos unidos sem sofrimento e angustia, entretanto, parece que o passado teima em interferir.
O significado de família vai muito além...
Esses laços que são criados com o tempo, indiferentemente se são sanguíneos ou não, nos trazem a tona o real significado.
A coragem de superar, todos temos um "fardo" a carregar, este exatamente da forma que possamos suportar, nem mais, nem menos.
Pessoas entram e saem das nossas vidas, particularmente fico perplexa com a rapidez que isto acontece. O momento da morte é esperado por todos a qualquer momento, de certa forma por ter um exemplo próximo não me impressiona muito a ideia.
É difícil esquecer destas pessoas que nos deixam assim, mas quem disse que é preciso? A lembrança na qual ficamos é preciosa e eterna.
Então, o que é necessário ser feito? Simples, as amar incondicionalmente em vida, perdoar, viver em paz, mostrar o quanto são importantes. Não o fez em vida? Simplesmente faça na morte, reze e agradeça todos os dias por ter tido a oportunidade de conviver, envie seus sentimentos de paz e amor, preencha suas almas com "vida". Não se culpe por nada, o que tiver de ser será, viva intensamente e assim nossos entes queridos serão felizes. "Não desaponte as pessoas que acreditam em você".
Certamente não compreendo ainda as relações humanas, estou nascendo, entendo somente que a vida é amor e este amor com todas as dificuldades é o que nos move para a frente.
Fernanda Koziel LER TODO O ARTIGO...